Mas como o leão vai se comportar?

por Administrador


Postado em 01 outubro 2021 às 16:27


Na maioria das vezes quando um novo produto ou serviço será lançado, as incertezas são enormes. Ainda que a proposta pareça útil e atrativa, que o consumidor tenha sinalizado que o produto é interessante em pesquisa convencional, ainda assim, desconhecemos uma série de fatores comportamentais e psicológicos do grupo a quem a oferta deverá ser feita. Mas o que acontece? Acontece que nesse primeiro momento, perguntar ao consumidor se um produto será atrativo até é válido, mas de fato, no momento da decisão de compra, ele vai estar carregado desses fatores que apenas as pesquisas convencionais não vão responder. Como então vamos confiar na pesquisa convencional quando ouvimos consumidores? Cruzando as informações obtidas na pesquisa com informações provenientes de observação, que nada mais é que o estudo etnográfico acompanhado de uma jornada de consumo. Essa observação individual e atenta vai responder como o produto deve ser ofertado, que ideia ele deve passar, e como aquele consumidor resolve o “problema” na situação atual, já que o produto ainda está não está disponível. Temos que comparar se a rotina de vida, hábitos, se aquele perfil de pessoa vai optar por aquele produto ou não. Como exemplo, podemos observar o estudo de caso da abertura de uma loja de roupas íntimas e pijamas em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Seria a primeira loja da cidade nesse ramo, a cidade vizinha a 30 minutos dali havia no shopping uma loja do gênero, entretanto essa nova seria dentro do perímetro urbano, super fácil e acessível na cidade. Evidentemente que a população endossou a ideia, ter algo perto que ainda não tinha, excelente. Entretanto a loja ficou aberta poucos meses e veio a fechar pela baixa adesão. Podemos nos questionar se o produto era ruim, atendimento, preço, afinal, onde os donos haviam errado? Todos os aspectos da loja eram tão bons quanto a concorrente da cidade vizinha. Então, o que aconteceu? Se tivessem acompanhado como os consumidores dessa cidade fazem suas comprar de roupas de baixo, talvez tivessem compreendido que a loja teria baixa adesão. Isso porque ir à cidade vizinha fazer compras no shopping local, almoçar nessa cidade, era um ritual comum das pessoas da região, era como um programa de sábado. Portanto, a loja fracassada dentro da cidade servia apenas para uma emergência ou compra de última hora, ela de fato não absorvia todo o ritual de compra que aqueles consumidores tinham em relação àquele produto e em relação a muitos outros. Outros fatores estavam envolvidos naquela compra e aquisição que acabaram passando despercebidos na pesquisa convencional, entretanto seriam diagnosticados na jornada de consumo e observação do consumidor. Portanto, cruzar dados quantitativos e qualitativos de pesquisa trazem, em determinadas situações, resultados muito mais palpáveis. Hipóteses que parecem óbvias num primeiro momento podem cair por terra durante uma observação qualificada da situação de consumo. Se está na dúvida de qual sua situação, se deve arriscar ou não, chama a Engaje que a gente resolve.